Igreja Presbiteriana do Brasil - Peixoto de Azevedo/MT

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ANÁLISE DA MUSICA: "COMO ZAQUEU"COM O TEXTO DE LUCAS 19

Análise da Música: "COMO ZAQUEU" com o texto de Lucas 19
Dois motivos me levaram a analisar esta musica (e Deus conhece o meu coração e minha motivação):

1) Como líder e pastor desta igreja, tenho a responsabilidade, dada por Deus, de conduzir os irmãos a uma análise profunda daquilo que é dito, pregado e ensinado sobre os textos bíblicos e também daquilo que se ouve ou que se diz. É meu dever ensinar, analisar e alimentar o rebanho que o Senhor me confiou, mesmo enfrentando a fúria de alguns. "Afinal de contas, vivemos em uma época em que refutar combater ou mesmo dar uma opinião à luz da Escritura desperta ira em muitas pessoas" diz o pastor Ciro;
2) O segundo motivo foi o fato de que já há vários dias alguns irmãos me pediram para falar sobre esta música que tem trazido muita polêmica no meio evangélico por causa daquilo que saiu na internet em mensagens subliminar. Diante disso, resolvi atender os irmãos que desejam obter um esclarecimento quanto ao conteúdo da canção evangélica mais cantada na atualidade.
Então vamos lá:

HOJE, A MÚSICA QUE FAZ O MAIOR SUCESSO É: "COMO ZAQUEU"

A primeira coisa que devemos entender é que a música nasce do texto de Lc. 19, por isso, se quero ser fiel em minha analise, o meu objeto de analise é o texto de Lucas 19 e a música.
A segunda coisa é que a música chama atenção mais para Zaqueu do que para Jesus, mas no texto, Lucas chama atenção mais para Jesus do que para Zaqueu – (Jesus aparece no texto mais vezes do que zaqueu)
A terceira coisa é que, apesar de ser um sucesso, a música tem sido objeto de discussões no meio evangélico e já chegaram ao ponto de dizer que a música é satânica e etc. Eu não posso chegar tão longe e dizer que a música é satânica – como falaram na internet em mensagens subliminar, mas posso dizer que a música é arminiana e contém alguns erros teológicos ou algumas coisas que o compositor da música não atentou[1].
VEJAMOS A LETRA DA MÚSICA JUNTAMENTE COM O TEXTO DE LUCAS 19:1-10 (COLOQUE UM AO LADO DO OUTRO)
VAMOS PARA ANÁLISE DA MÚSICA COM O TEXTO:
Antes, quero que fique claro que eu não estou proibindo você cantar a música, o que estou fazendo é uma analise da música e depois da analise eu cheguei a conclusão que eu (rev. Fran) não posso cantar a música. Ela não é para mim. Vejamos:
EM PRIMEIRO LUGAR, EU NAO POSSO CANTAR "COMO" ZAQUEU porque a palavra como significa assim, ou semelhante. Do mesmo jeito. E eu não posso cantar que quero ser[2] como Zaqueu, por que:
a) Zaqueu quando subiu no sicômoro a fim de vê-lo era um publicano[3] – um corrupto, um traidor do seu povo, um enganador, um desonesto, um não crente – um não salvo e eu já sou crente. Já sou salvo. Como posso desejar ser como Zaqueu, antes de seu maravilhoso encontro com Jesus?;
b) Deus é pessoal – Não podemos esquecer que Deus é Pessoal, por isso, Ele não trabalha em mim ou através de mim do mesmo jeito que trabalhou em Zaqueu ou em qualquer outra pessoa (a experiência dos outros não servem para mim);
c) Eu não preciso subir, pois Jesus vai me mandar descer como fez com Zaqueu. O que preciso é descer- é me humilhar. A atitude de Zaqueu que nos serve de exemplo não é o subir, e sim o descer. Pois Ele atenta para quem desce, e não para quem sobe (Sl 138.6). Mais uma pergunta para reflexão (essa foi feita pelo pastor Ciro): “Se a atitude que realmente recebe destaque, na história de Zaqueu, é a sua descida, por que a canção enfatiza a sua subida? O mais lógico não seria cantar “Como Zaqueu, eu quero descer”? Que desçamos a cada dia, humilhando-nos debaixo da poderosa mão de Deus (1 Pe 5.6), a fim de achamos graça (Cf. também 2 Cr 7.14,15). Reflitamos”.Outra observação importante, Zaqueu não subiu com o intuito de chamar sua atenção para Jesus. Ele não subiu na figueira porque estava desejoso de ter comunhão com Jesus, mas porque estava curioso para vê-lo. Observe também que não foi Zaqueu quem chamou a atenção de Jesus. Foi o Senhor Jesus quem olhou para cima e viu aquele pecador perdido e atentou para ele (Lc.19:5).
EM SEGUNDO LUGAR, EU NÃO POSSO CANTAR PEDINDO UM MILAGRE EM MIM
Por que eu não posso pedir para Deus fazer um milagre em Mim? Não é porque Deus não seja um Deus de Milagres, Mas porque o milagre que o texto de Lucas fala é do maior milagre que só Deus pode fazer na vida de alguém. E este milagre é a salvação – e eu já sou salvo. Ele já fez este milagre em mim. E este ato foi feito de uma vez por todas e vale para sempre de tal forma que eu não preciso pedir todos os dias que Deus faça de novo isso em mim.
EM TERCEIRO LUGAR EU NÃO POSSO CANTAR PEDINDO: “ME DÁ A TUA PAZ”
Porque se já sou salvo, Jesus já me deu a paz. Ele veio para trazer a paz (não a paz que o mundo dá). Ele já me deixou a sua paz (João 14:26) – Em outras palavras, eu já tenho paz com Deus – eu não sou mais inimigo de Deus – já sou amigo – não estou em guerra – agora eu estou em paz com Deus porque Jesus aplacou a ira de Deus Pai sobre mim.
EM QUARTO LUGAR EU NÃO POSSO CANTAR PEDINDO PARA JESUS ENTRAR EM MINHA CASA E NA MINHA VIDA
Primeiro, porque não foi Zaqueu que pediu para Jesus entrar em sua casa, mas Jesus foi quem disse: hoje me convém[4] pousar em tua casa (Lucas 19:5); é por isso que disse que esta música é arminiana (esta parte da canção não é essencialmente cristocêntrica, e sim antropocêntrica) porque é o homem quem pede. É o homem que decide. É o homem que faz o contato (a música chama atenção mais para o que o homem faz para conseguir o que deseja do que aquilo que Jesus fez na vida do Zaqueu). Há uma inversão na letra da musica em relação ao texto bíblico porque a ênfase do texto e sobre Jesus e não sobre Zaqueu. Foi Jesus que fez o contato com Zaqueu; Foi Jesus que disse me convém ficar em sua casa e não gostaria de ficar em sua casa. Outra coisa importante: Zaqueu só foi salvo porque Zaqueu fazia parte dos filhos de Abraão (Lucas 19:9)- fazia parte dos eleitos, dos que iriam crer, dos que iriam ter fé (veja Gálatas 3:7).
Segundo, hoje eu não posso pedir para Jesus entrar na minha casa e nem na minha vida.
4.2.1) porque Jesus não está aqui, como nos dias de Zaqueu – Jesus está agora assentado a direita de Deus Pai de onde um dia virá. Se vírá é porque não está aqui. Lembre-se também que Ele é o Deus encarnado;
4.2.2) Essa função de vir entrar, fazer morada é função do Espírito, hoje. Não podemos esquecer que quem habita[5], mora no salvo é a terceira pessoa da trindade (Rm.8:9-11) e não a segunda. E mesmo que você não concorde com isto, eu e nem outro salvo podemos cantar: “entra na mina vida” porque já somos morada (habitação) do Senhor (Jo.14:23, 1Co,6:19 – entendendo que quem habita é o Espírito).
EM QUINTO LUGAR, EU NÃO POSSO CHAMA JESUS DE PAI
Jesus não é meu pai, nunca foi e nunca será meu pai. Jesus é meu irmão mais velho. O compositor confundiu as funções das pessoas da trindade (muitos fazem isto). O Senhor a quem o texto de Lucas 19:8 está se referindo é o Senhor Jesus. Note também que o compositor confundiu mais uma vez a função de Jesus, pois ele pede para Jesus ensinar a ter santidade (me ensina a ter santidade) e essa função de ensinar mais uma vez é do Espírito e não de Jesus. E mais uma vez não é somente o Regis que confundiu a função de Jesus em ensinar, o autor do hino 396[6] –Graças pelo aniversario - na ultima estrofe comete também este equivoco. Veja o que ele diz: Ensina-nos ó Cristo o que convém lembrar (de quem é esta função conforme João 14:26?) Comparemos agora com o hino três, sua ultima estrofe: Ensina aos teu Espírito divino... Esta acertou!(S.P Kalley).
MINHA CONCLUSÃO
1) Diante do exposto chego a conclusão que a música, apesar de ser arminiana e conter alguns erros teológicos, é uma música evangelística, influente (tanto é verdade que chegou a ser o fenômeno do momento e ser indicada para o grande prêmio de 2009) e deve ser cantada aonde ela esta sendo cantada, nos bares, na TV, no rádio, nas praças e para os não salvos, só precisa de algumas correções (a final de contas, os não salvos precisam saber das verdades como elas são);
2) Minha sugestão e pedir para o compositor fazer as correções devidas e continuar cantando – Aproveito aqui a oportunidade PARA PEDIR aos músicos (compositores) evangélicos que antes de lançar suas músicas na mídia (na igreja e etc) passem suas composições por análise (análise do vernáculo (gramática – pois vemos músicas que na mesma frase muda de pronome, etc) e por uma análise teológica - procure pessoas que possam fazer isso (algum teólogo). Assim teremos menos problemas e edificaremos de verdade as pessoas que ouvirem e teremos menos problemas (brigas, discussões etc).
A GORA ANALISAREMOS O TEXTO.
O QUE O TEXTO NOS MOSTRA
EM PRIMEIRO LUGAR, O TEXTO MOSTRA A SITUAÇÃO DO PECADOR
Lc.19:10 diz que a real situação do homem sem Deus é que ele está perdido. Portanto, o perdido não está em condições de decidir nada, pois, se está perdido: ele não sabe de onde veio (SE SOUBESSE ELE NÃO ESTARIA PERDIDO; ele não sabe onde está; ele não sabe para onde vai; ele não sabe que vai lhe acontecer. É por isso que entra em pane e se desespera (mete uma bala na cabeça). Lembrando também que os perdidos não querem nada com Deus. Eles Amam mais as trevas que a luz (Jo.3.19). Entenda de uma vez por todas que por causa de sua morte espiritual, os homens se tornaram maus. Por causa de sua morte espiritual os homens não desejam as coisas de Deus. Eles não buscam Deus.
Quando olhamos o livro de romanos aonde Paulo fala da situação real do homem sem Deus, ele diz:
a) Rm.3:10 diz : “Não há justo, nem um sequer”;
b) Rm.3:11 diz:”..não há quem entenda...”;
c) Rm.3:12 diz: “todos se extraviaram...”;
d) Rm.3:12 diz:” ... se fizeram inúteis”.
e) Rm.3:14 diz:” A boca deles estão cheias de terríveis maldições.”
f) Rm 3:16 diz: “... nos seus caminhos há destruição e miséria.”
g) Rm.3:17 diz: “Não conhecem o caminho da paz.”
h) Rm 3:18 diz: “ Não há temor de Deus diante de seus olhos.”
Perceba ai que o homem perdeu a sua natural inclinação para Deus e tornou-se uma criatura pervertida, inclinada a afastar-se do seu Criador. O homem está completamente inabilitado a fazer a vontade de Deus; ele não tem habilidade alguma para buscar as coisas de Deus. Este homem não tem vontade de faz o que Deus quer - ele não deseja os caminhos de Deus - não tem força para fazê-la, por isso, é que precisa do Salvador;
EM SEGUNDO LUGAR, O TEXTO MOSTRA A MISSÃO DE JESUS –V.10
O texto revela que Jesus é o salvador- quem nos salva é Cristo. O texto revela o para que Jesus veio a este mundo. O texto é claro em dizer que Jesus veio para buscar e salvar o perdido. Portanto, quem salva é Deus em Cristo. Por isso, Salvação não é obra do homem, mas de Deus.
- Salvação não depende de seus esforços e nem de seu sacrifício, mas do sacrifício de Jesus na cruz;
- Salvação não depende daquilo que faço ou deixo de fazer, mas daquilo que Cristo fez na cruz por mim.
- Deus é que dá o primeiro passo em relação às pessoas. É Deus que toma iniciativa em relação às pessoas. Se Deus não vier ao seu encontro, você não terá condições de recebê-lo como Senhor e salvador[7] de sua vida. Veja que é depois que Jesus diz: hoje me convém ficar em sua casa é que Zaqueu o recebe com alegria v.6
EM TERCEIRO LUGAR, O TEXTO MOSTRA OS RESULTADOS DO ENCONTRO COM O SENHOR JESUS. O TEXTO MOSTRA OS RESULTADOS DA OBRA DE DEUS EM ALGUÉM. O TEXTO MOSTRA OS RESULTADOS DA SALVAÇÃO
QUAIS SÃO ESTES RESULTADOS?
O Primeiro resultado é a Confissão a Jesus como Senhor
Jesus passa a ser o Seu Senhor – v.8 – Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: "Senhor". Pereba que o resultado do encontro com o Salvador é que agora Jesus é seu Senhor- Cristo é o novo Senhor da vida da pessoa. O resultado é que você não mandará mais em você, agora não faz mais o que quer, mas aquilo que o Senhor quer. Não faço mais a minha vontade, mas a vontade do meu Senhor; porque agora estou debaixo do seu senhorio; Ele é meu Senhor, meu dono, Ele é o meu Rei, eu sou apenas o seu servo. Veja o que diz 2Corintios 5:15: “Porque Jesus morreu por todos os seus discípulos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”.
O Segundo resultado é mudança de atitude – v.8 Zaqueu disse: "Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais".
O resultado é mudança total no homem: Mudança de atitudes, de valores e orientação da personalidade, do caráter. Salvação implica em transformação de vida. Não basta ter o nome de Cristão, tem que ter vida transformada. Por isso, qualquer que diga que, já teve um encontro com o Salvador Jesus e sua vida não mudou, este ainda não está em Cristo. Porque um encontro com Cristo resultará numa nova maneira de ser e de agir e aonde dominava o vício, nascem virtudes.
É por isso que Paulo em Efésios diz:
Efésios 4:25: Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, Aquele que mentia não é para mentir mais, mas deve falar a verdade
Efésios 4:28: Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado
Perceba que além de não roubar mais ele terá que substituir estas más ações por outras melhores e que dignifica. Estar em Cristo é ser nova criação. As coisas antigas devem ser abandonadas. Veja o que diz 2 Coríntios 5:17: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.
Quero terminar lendo 2 Coríntios 13:5 “examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos”.
Por isso:
Se ainda não teve um encontro com o salvador, você não tem esperança e não tem segurança;
Se não estás em Cristo, estás perdido;
Mas, saiba disso: só Jesus é salvador, só Ele pode te salvar
- Salvação só se encontra em cristo (atos 4:12). Pois, ele veio para buscar e salvar o perdido
Fiquemos, pois com a bíblia. Que seja ela, nossa única regra de fé é prática. Sejamos aqueles que são orientados pela palavra de Deus. Para a glória de Deus e bem nosso. No nome de Jesus, amém! Cuiabá - MT, 31/01/11/2009 –Rev. Fran

Colocarei para conhecimento de todos que antes de colocar esta postagem no meu blog, enviei a mesma para o Regis Danese, como prometido aos irmãos da igreja na qual fiz a analise. Veja o email enviado:
“Meu caro Regis Danese estou enviando uma analise da sua musica. Fiz não com a intenção de te prejudicar, mas de colaborar com seu crescimento nas sagradas letras. Meu nome é Francivaldo Ferreira Pinheiro. Sou pastor da Igreja Presbiteriana Morada da Serra em Cuiabá- MT. Depois que a sua música foi detonada em mensagens subliminares as pessoas ficaram atemorizadas e alguns irmãos me pediram para analisar a sua música e o fiz como muito temor e tremor diante de Deus. Levei alguns dias (3 meses) e começamos pela analise de mensagens subliminares e chegamos à conclusão que isto não funciona. É besteira! Qualquer coisa de traz para frente dá problema. Ai passamos para analise da letra da música com o texto e ai cheguei algumas conclusões que gostaria de compartilhar com você. E estou fazendo isto porque prometi diante de Deus e da igreja que assim o faria (enviaria uma cópia a você). Espero que você leia com carinho as minhas conclusões e sugestões. Quero dizer também que esta analise colocarei no meu blog, pois devo responder as perguntas que me fizeram (mas antes estou enviando a você). O meu blog é: http://saindodacrise.blogspot.com/ visite-o- conheça-o. é destinado a tirar dúvidas das pessoas. Abraços, do seu conservo Rev. Francivaldo Ferreira Pinheiro- mas conhecido como rev. Fran ( no meu blog tem todas as informações sobre mim).
NOTAS DE RODAPÉ
[1] Regis Danese pertence a uma igreja que tem uma teologia arminiana (igreja assembléia de Deus- é o que sabemos dele –veja o seu site). O que ele aprendeu foi o que ensinaram.
[2] Coloquei o “ser” aqui porque o como dá a idéia que vou fazer como Zaqueu fez (nota explicativa)
[3] cobradores de impostos – lembrando que esses fazem parte da Não Classe porque entre os judeus, os Publicanos (cobradores de impostos) tornaram - se objeto de uma especial aversão e eram desprezados como classe. Porque os tributos (tributos indiretos) não eram arrecadados por funcionários civis, e, sim, pelos publicani, pessoas que arrendavam os impostos de um distrito por uma soma anual fixa. Se a arrecadação excedesse tal soma, a diferença em seu favor se convertia em ganho, porém, se não chegasse à quantidade contratada, tinham que assumir as perdas. As tarifas aduaneiras (imposto), por sua vez, eram fixadas pelas autoridades, mas ficava margem enorme para a arbitrariedade e ambição e extorsão dos cobradores. Em ambos os casos, o abuso em sua gestão e a freqüente sobrecarga que impunham aos contribuintes lhes mereceram, como corporação, o ódio do povo. (Vê p. 13 Jesus e a Sociedade de Seu Tempo, Edições Paulinas,1992).
[4] NOTE que Jesus não disse gostaria de ficar em sua casa, mas sim, me convém ficar – ou seja zaqueu fazia parte da missão de Jesus (p.256 – Lucas Int. e Com. de Leon L. Morris).
[5] Mas talvez você se lembre de Ef. 3:17 a onde diz: e, assim, habite Cristo em vosso coração. Primeiro olhe o verso anterior- fala do Espírito; 2) Fica claro no texto que Paulo fala da evidencia que você está em Cristo por causa do Espírito que habita em Você. Neste caso Cristo habita em você por meio do Espírito. Isso fica mais claro em Rm.8:9a11 e Gl.2:20.
[6] Os hino estão todos no Novo Cântico
[7]Perceba que o perdido não pode se achar por si mesmo; O morto não pode se auto ressuscitar; O morto não pode escolher coisa alguma. Salvação é o maior milagre e milagre é uma atividade divina e não humana. É um evento incomum e inexplicável.