Igreja Presbiteriana do Brasil - Peixoto de Azevedo/MT

quarta-feira, 30 de abril de 2008

CAPACITADOS PARA AMAR OS FILHOS.

Capacitados para amar os filhos IV
"Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na tua língua" (Pv. 31.26)

Este versículo, de forma tão simples, orienta a nós pais, de que maneira devemos ensinar nossos filhos. E nos faz lembrar de uma estorinha com três desfechos diferentes, contada por John M. Descher no livro Sete Necessidades Básicas da Criança, que resumidamente é assim:

1. Tomei uma criança pela mão para levá-la em um caminho até encontrar seu pai. Esta tarefa me amedrontou, isto era um encargo pesado demais. Falei então sobre a severidade do pai caso ela o desagradasse, mostrei a natureza no caminho e disse que seu pai era tão poderoso que havia mandado plantar cada árvore e poderia mandar destruí-la em um minuto. No final da tarde encontramos seu pai e a criança, com medo, escondeu-se dele.

2. Tomei uma criança pela mão para levá-la em um caminho até encontrar seu pai. Senti-me sufocada com tanta responsabilidade. Tanto eu tinha que falar para a criança sobre seu pai, não permitia que ela perdesse tempo olhando qualquer coisa no caminho, apenas me ouvisse. Se por acaso ela dormisse, eu logo a despertava porque ainda faltavam muitas coisas para lhe contar. Em fim consegui contar tudo que eu sabia sem deixar que ela refletisse sobre o que eu falava. No fim da tarde encontramos o seu pai, ela apenas o olhou de relance e adormeceu exausta.

3. Tomei uma criança pela mão para levá-la em um caminho até encontrar seu pai. Meu coração estava cheio de gratidão por esta tarefa. No caminho conversamos tanto, pude mostrar a natureza e ao pé de uma árvore, sentindo o frescor da brisa batendo em nossos rostos, pudemos falar de seu pai. No fim da tarde encontramos o seu pai, os olhos da criança brilhavam de alegria, e, eles de mãos dadas seguiram o caminho.

Deus nos abençoe, capacitando-nos a levar os nossos filhos ao Pai.

Nenhum comentário: